quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hemangioma Plano...

Theo nasceu com 2 manchinhas avermelhadas: 1 perto do pescoço e outra abaixo do peito. Nasceram minúsculas e suuuuper vermelhas. Eram planas (e ainda são), não tinham relevo algum (pareciam subcutâneas). Ainda na 1ª consulta pediátrica dele fui informada de que aquelas manchinhas desapareceriam com o tempo. O tempo passou e elas continuaram lá...

Na última consulta com a pediatra dele (semana passada) eu resolvi perguntar sobre as tais manchinhas. A Drª Lu me tranquilizou dizendo que tem acompanhado sempre e que percebeu que elas não cresceram, nem evoluiram. Não deixaram de ser planas, ou seja, não surgiu nenhum tipo de relevo. Além disso, elas estavam clareando! Excelentes sinais!

Eu tb sempre acompanhei, mas queria uma opinião profissional. Fiquei bem mais tranquila!




Selecionei 2 textos da net, mesclei as informações e coloquei aqui embaixo caso alguém se interesse em ler:

Um hemangioma é uma formação benigna de capilares e vasos sanguíneos. Os hemangiomas são os tumores mais frequentes da infância, com incidência de 3-5 para cada cem nascimentos. São classificados em: Planos, Fragiformes, Tuberosos ou Cavernosos. Os Planos e Cavernosos são decorrentes de malformação congênita; os Fragiformes e Tuberosos são proliferativos e se desenvolvem preferencialmente no período pós-natal.

Os Hemangiomas Planos são congênitos, observados já ao nascimento, como manchas cor de vinho na pele e na mucosa. Comprometem extensão variada da superfície corpórea. São decorrentes de malformação do tecido vascular que resulta no aumento da rede de capilares da derme. Não regridem espontaneamente e, a partir da segunda década de vida, provocam hipertrofia progressiva da área afetada. Na idade adulta, é possível observar a formação de granulomas e nodulações cutâneas que podem causar incômodo por ferimento, sangramento e deformação. Por conseguinte, devem ser tratados.

Diagnóstico diferencial: O diagnóstico dos Hemangiomas Planos é clínico. Os Hemangiomas Planos não devem ser confundidos com as manchas rosadas, frequentes nos recém-nascidos, que afetam principalmente a região frontal e pálpebras, em geral desaparecem no primeiro ano de vida.

A grande maioria dos hemangiomas não requer nenhuma forma de tratamento. Alguns pais desejam tratar o hemangioma por considerarem que eles podem ser desfigurantes e provocar problemas sociais ou psicológicos. No entanto, como os tratamentos podem ter efeitos colaterais e as lesões tendem a regredir espontaneamente, a conduta mais comum é apenas acompanhar a evolução, já que o tumor não provoca nenhum problema para a saúde física. A metade dos hemagiomas desaparece até os 5 anos de idade, 70% até os 7 anos de idade e praticamente todos terão regredido até os 10 anos. A cor avermelhada também clareia. Após a regressão, pode deixar no local alguma descoloração, excesso de pele ou cicatriz.


Beijinhos,
Bibi

3 comentários:

Crys Leite disse...

Minha priminha tem isso no rosto, legal ler sua postagem sobre o assunto. Na vdd eu não sabia o que era!

Amanda Andrade disse...

O Gabriel também nasceu com hemangioma, o dele era na axila e era gordinho.
Com o movimento dos braços, o hemangioma ficou com uma ferida...tadinho sofreu tanto!
Levava no pediatra e ele teimava em dizer que não doia, que hemangioma não doia.Mas tinha uma ferida ali. Consultamos outro médico e ele começou um tratamento com corticoide, foi ai q melhorou. Hoje(depois de 7 anos) não existe o vermelho, mas ficou uma cicatriz por conta do machucado.
Além desse, tb tinha uma manchinha plana na nuca que desapareceu por completo.
Muito bom esse post, muita gente não sabe o q é...eu mesma nunca tinha ouvido falar.
Bjs, Amanda

Família Iki disse...

Oi Bibi.
Seu novo cantinho está lindo.
Estava vendo o Theo tocando, que fofura, tem q babar mesmo rsrsrs.
Beijinhos
Paula e Isa