quinta-feira, 11 de junho de 2009

Post adiantado...


Olá, meninas!!! Hj o post será antecipado. O dia dele é 13/06, mas como as simpatias precisam ser feitas em alguns casos antes do dia, estou postando mais cedo. Rsrsrs...

Bom, muitos aqui sabem que não sou católica. Mesmo assim, eu sempre gostei de Sto Antônio. Nunca fui devota, aliás, nunca fui devota a santo nenhum. Mas c/ Sto Antônio eu simpatizo. Rsrsr... E Não! Não é pelo fato de ele ser conhecido como "O Santo Casamenteiro". É pq fui criada na Comunidade de Santo Antônio a vida inteira. Minha 1ª Comunhão foi na Igreja dele que, por sinal, é quase que ao lado da minha casa (a mesma que eu moro até hj, mesmo depois de casada). Meus avós e minha mãe são MEGA católicos, super praticantes e, enquanto eles puderam, me levavam às missas e a tudo que envolvia a paróquia de Santo Antônio. Inclusive, na minha infância e adolescência, essa época do ano era muito festejada por mim. Eu amava a festinha da paróquia, que acontece aqui no meu bairro. Era um momento de muita alegria e festejo. Minha avó é uma das doceiras da festa e eu sempre ajudei no que podia. Esse ano, por exemplo, doei nossa cesta básica inteira p/ a festa (p/ as famílias assistidas pela paróquia e p/ a confecção dos doces que serão vendidos na barraca da Igreja). Embora não seja católica, acho que toda forma de ajuda é válida, principalmente pq eu conheço o trabalho da comunidade e gosto do que eles fazem.

Enfim, já fiz promessa p/ Sto Antônio 2 vezes na vida e, em ambas, fui atendida. E, ACREDITEM, não foi p/ arranjar casamento. Rsrsrs...


Bom, p/ terminar o post, deixo algumas simpatias conhecidas do Santo Casamenteiro, afinal, não custa tentar, né?! Há quem jure de pés juntos que elas FUNCIONAM!!!


Se alguém fizer, volta p/ contar, hein?! :o)


SIMPATIAS
* Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.
* Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.
* O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.
* Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.
* À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.
* A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.
* Para descobrir se faltam muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D.
BOA SORTE!!!
Beijinhos,
Bi e Theo

Um comentário:

Edu Coimbra disse...

Oii, meu amor!

Essa época de Santo Antônio as igrejas ficam em polvorosa mesmo. E como a fé move montanhas, realmente o milagre pode acontecer, rs. A festinha aqui deve ficar muito legal. Vamos lá comer uns quitutes com certeza.

Amo voces dois :)

http://dorockaochoro.blogspot.com